Vendas somaram 356,2 mil unidades, maior volume registrado para janeiro e fevereiro desde 2020
São Paulo – Os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus alcançaram 356,2 mil unidades no primeiro bimestre, volume 9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Foi o melhor início do ano desde 2020, quando a pandemia ainda não havia afetado o mercado de veículos – as restrições de circulação, naquele ano, começaram em março. Nos dois primeiros meses de 2020 foram registrados 394,5 mil licenciamentos.
Em fevereiro somaram 185 mil veículos, volume 12% superior ao do mesmo mês do ano passado e 8% acima do de janeiro. O desempenho, segundo a Fenabrave, que divulgou os dados, foi impulsionado pela maior quantidade de dias úteis, dezenove, pois o feriado de carnaval, este ano, aconteceu em março.
O segmento de automóveis e comerciais leves registrou, em fevereiro, 173,8 mil unidades emplacadas, avanço de 8,8% na comparação anual e 12% na mensal. No acumulado são 333,7 mil emplacamentos, crescimento de 8,6%.
Segundo Arcélio Júnior, presidente da Fenabrave, o mês foi marcado por descontos que estimularam as vendas, além da ausência do feriado de carnaval: “O dia útil a mais de vendas acrescentou 5%”.
Em caminhões os licenciamentos subiram 6,8% no mês comparado com fevereiro do ano passado, para 8,8 mil unidades. Mas o volume ficou 4,6% abaixo do registrado em janeiro. No bimestre foram 17,9 mil caminhões, avanço de 10,7%.
“O efeito da Fenatran tem sido claro neste início do ano”, comentou Arcélio Júnior. “E embora exista certa preocupação com relação à taxa de juros há a expectativa de se manter um bom desempenho em função da safra agrícola, que promete ser uma das melhores dos últimos anos.”
Os emplacamentos de ônibus registraram crescimento de 37,7% na comparação anual e de 8,4% na mensal, somando 2,4 mil unidades. Em janeiro e fevereiro o crescimento foi de 39,6%, somando 4,6 mil unidades. O desempenho, de acordo com o presidente da Fenabrave, é impulsionado pelo Caminho da Escola: “Só em 2025 já foram emplacadas mais de novecentas unidades”.
Fonte : AutoData