IMPORTANTE : ÚLTIMAS NOT�CIAS

089/23 - Rota 2030 passará a ser chamado Mobilidade Verde

Rota 2030 passará a ser chamado Mobilidade Verde

 

São Paulo – A nova etapa do Rota 2030, em discussão no MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foi rebatizada, segundo fontes ligadas à negociação afirmaram à reportagem da Agência AutoData: o programa passará a ser chamado Mobilidade Verde. Sua publicação é prometida para até o fim deste mês.

Uma reunião para debater o programa foi realizada na segunda-feira, 11, em Brasília, DF, com a presença de representantes do governo, indústria e trabalhadores. A mudança de denominação tem como objetivo destacar a mobilidade sustentável, um dos principais pilares da nova etapa do ex-Rota 2030.

Na semana passada o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, adiantou que temas estão em debate há alguns meses, como a mudança da medição das emissões para uma equação do poço à roda, pegando todas as etapas do ciclo do uso do combustível – hoje a mensuração é apenas do tanque à roda. A alteração favorece os veículos flex, que podem ser abastecidos com etanol, combustível com parte de suas emissões compensadas durante sua produção.

Como já ocorreu na primeira etapa será prometido desconto nos impostos para as empresas que cumprirem todas as metas e àquelas que excederem as metas. Os que não conseguirem alcançá-las pagarão multa. Na primeira fase todos atenderam às exigências.

O incentivo à pesquisa e desenvolvimento continuará sendo parte importante do programa, com a promessa do ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, de desconto tributário para quem investir em inovação dentro das diretrizes estabelecidas pelo Mobilidade Verde.

 

Fonte: AutoData

Voltar